domingo, 19 de julho de 2009

Pizzaria Brasil.

Acho que a melhor declaração que o Lula fez, foi chamar os senadores de pizzaiolos.
Não sei se a melhor, mas no mínimo verdadeira. Desde fevereiro já chegamos ao numero de 27 escândalos e nenhum com condenações aos deputados e senadores e muito menos, com a devolução de verba desviada, roubada, emprestada, achada, ou qualquer outra palavra que envolva dinheiro e política. E Poder. Ah, o Poder! Não voa, não sobe pelas paredes, não solta raio pelos olhos. Mas não ha Cristo que faça o Sarney mover-se! Mas o Sarney é só a estrela da vez. O mais doído é perceber que não fazemos nada e assistimos tudo pelo Jornal Nacional como assistimos uma novela ou um filme. Como se tudo fosse uma grande encenação. Brasília e o PROJAC são a mesma coisa!

Saiu na Folha desse domingo, 19 de julho de 2009, um resumo que poderia ser o Menu da Pizzaria. Começamos em fevereiro com o Deputado Edmar Moreira “do Castelo” pagando seus seguranças com verba indenizatória. Deu pizza de absolvido pelo Conselho de ética acompanhado de não devolução de dinheiro.
Em Março teve a casinha simples de 5milhões do Senador Agaciel de entrada e o pagamento de horas extras no recesso de Janeiro como prato principal. Sabor de Agaciel fica no Senado e não se fala mais no assunto. Tivemos ainda Diretor de RH do Senado emprestando AP funcional pro filho, seguranças do Sarney que trabalham no estado e no Senado, Diretores do Senado terceirizavam parentes, e a comédia do Celular? Essa eu tinha esquecido: Senador Tião Viana emprestou celular do Senado à sua filha pra viajar ao México; a conta foi de R$14700,00. Daria pra ter comprado um laptop bem legal, e pagar conexão por uns seis meses e ainda sobraria. Dá até pra imaginar o Tião se desculpando: “Eu comprei esse computador pra minha filha, porque já que ia ser por conta do estado mesmo, que fosse algo que fosse útil. O telefone, eu já fiz o teste, dá coisa de 14, 15 mil reais. Um desperdício, não?“. Na vida real ele disse que fez um empréstimo pra pagar a conta, mas não apresentou recibo. Todo mundo joga fora um recibo de quatorze mil e setecentos né? E de sobremesa os Diretores do Senado, mais de 180 e o Senado, até hoje não sabe dizer o numero. E também a filha do FHC e as empregadas pagas com dinheiro do Senado de cafézinho.
Em Abril teve senador usando a gráfica da Casa pra imprimir livro pessoal, a Farra das passagens aéreas e, E, de jatinhos! Tasso Jereissati, Heráclito Fortes, Jeferson Praia, Mario Couto e Mão Santa ( vê se isso é nome de deputado?! ) , esse grupinho aí andou usando jatinho por conta do Senado. E as empresas de Zoghbi.
Em Maio tivemos o caso da secretaria de um paga pelo outro Helio Costa e Wellington Salgado. Essa é boa, Auxílio Moradia pago a Senadores com imóvel em Brasília, entre eles o ilustre Sarney. E também, Renan C. e os parentes, uma rodou, o filho continua no senado.
Junho começou com os tenebrosos atos secretos, o mordomo de Roseana pago pelo senado, supersalários no senado, Neto de Sarney e o crédito consignado e pra terminar com chave de ouro, Collor! O senador usou verba indenizatória pra comprar marmitex pros seguranças da casa da Dinda. Sabe o que aconteceu? Verba não devolvida e sem investigação.
E esse mês, o presidente do Senado, Sarney, não declarou uma casa, disse que declarou sim e ficou nisso mesmo. Agaciel Maia movimentava 3 contas paralelas do Senado. Mais nepotismo e aparelhamento: 83% dos funcionários dos gabinetes de senadores não tem concurso; muitos são apadrinhados políticos. Ta todo mundo lá ainda.

Eu não sei dizer se eu que não prestava atenção nessas coisas ou se agora as coisas estão escancaradas mesmo. O que sei é que desde muito novo escutei meus tios dizendo que a solução de Brasília seria matar todo mundo! Jogar uma bomba! Só tem ladrão! Ninguém presta! E já escutei em outras, se não na maioria, famílias dizendo a mesma coisa. E nunca vi nada acontecer. Não vejo ninguém ser punido, ninguém sendo preso. Nada acontece ao mesmo tempo em que as noticias de política no Brasil resumem-se à corrupção e roubalheira. O que acontece no congresso alem disso ninguém sabe. Somos mulas empacadas. Não mexemos um dedo para mudar alguma coisa. E por isso deputados e senadores riem de nós. Se lixam para opinião publica com razão. O único protesto que vi contra o Sarney, foi de um grupo de jovens, cada um vestia uma camiseta com uma letra para formar a frase: Fora _arney. O “S” foi barrado por seguranças. Ridículo! Como foi o movimento cara pintada, ridículo. Infantil. Idiota. Medíocre como todo movimento no Brasil. Aqui ficamos revoltados e colocamos fogo em pneu na rua. Quebramos patrimônio publico, com se estivéssemos quebrando o vaso da sala do senador. Acampamos em diretorias e afins e tudo vira um Woodstock. Movimento sem terra é muito mais comercio de terra que qualquer outra coisa. E por ai vai. Pão e circo é o que o povo quer. E é bom que continue assim. Se existe educação existe consciência política. Existe a preocupação e existe principalmente, argumentos para tirar qualquer senador do cargo. Além do argumento o Brasileiro colocar-se-ia em seu devido lugar. O de Patrão. Nenhum patrão quer funcionário ladrão. Se pego, é demitido por justa causa. Pois bem. Todo mundo que trabalha no estado é seu funcionário. Nós pagamos para eles. Nós damos as ordens aqui. Roubou? Tchau. Nem choro nem vela. Justa causa, sem direito a nada. Sarney acusado toda semana, tchau. Antes de entrar gostaria de levantar a ficha de todo mundo. De conhecer um a um. Deveria ser assim, mas falta educação. E mais uma vez, pra que educar o povo? E a gente que escreve e é educado? E a gente que fez faculdade, que falamos várias línguas, que viajamos o mundo? A gente quer dinheiro! Muito dinheiro! Fodam-se os miseráveis e blinde meu carro! Todos consumistas. Consumidores. Cifrões. Dimdim. Bufunfa. Money!

Com tanta coisa junta, tudoaomesmotempoagora, e essa inércia, essa paralisação mental coletiva, essa falta de perspectiva, essa “falta do que lutar”, as esperanças estão se acabando. Assim como a paciência. Não temos tempo para pensar no coletivo. Salve-se seu bosta, ou morra aí; antes tu do que eu! Estamos vivendo um período nebuloso. Sombrio. Logo outros escândalos vão aparecer e esses todos citados a cima serão esquecidos. Sarney vai estar em outro cargo e assim continuamos. Rindo de nós mesmos e da nossa cara de palhaço. E continuando sendo os eternos colonizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário