sábado, 11 de julho de 2009

Jeitinho Brasileiro - JB

http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1226490-16022,00-OS+VARIOS+TIPOS+DE+GOLPES+CONTRA+APOSENTADOS+NO+BRASIL.html
Assistindo essa noticia me deparei mais uma vez com o tal Jeitinho Brasileiro. Nos dois lados da historia. Tudo que diz respeito à fraucatuas, golpes, malandragens e afins, tem um link com o Jeitinho. Vou abreviar, JB. Olha! Será que o uísque J&B é nacional?
O JB está enraizado em nossa cultura e nem percebemos. A preguiça que nos envolve, a lei do menor esforço, a desculpa para querer se dar bem sem muito trabalho. E por mais que saibamos disso todo mundo aprende logo cedo que o “mundo é dos espertos”, “malandro é malandro, Mané é Mané” e por ai vai.

Vejamos o Sarney por exemplo. Detentor de um JB profissional! Desvia verbas, tem a família toda trabalhando e tornou-se intocável. E o Collor? Maluf? Quase todo mundo lá na “Casa dos horrores”! Mas isso tudo não é diferente de receber o troco errado (a mais, obviamente) e sair de fininho, ou uma clássica no trabalho: gastar 10 reais e pedir uma notinha de 20. Até o caixa, quando você pede uma nota, pergunta se é com aquele valor mesmo. Totalmente natural. É desonesto, fora dos padrões de honestidade que conhecemos, mas é o JB. Todo mundo procura um jeito de se dar bem, de ganhar muito dinheiro e não ter muito trabalho. Ninguém quer levar a vida toda pra conseguir isso. E imposto? O que é sonegado de imposto por ai não é brincadeira! E tem como ficar rico pagando tudo? É um raciocínio lógico para nós brasileiros.

No caso do golpe contra idosos, a primeira vista percebemos os bandidos. Filhos da puta, não perdoam nem os velhinhos. Só que depois, apresentam o golpe onde o aposentado pagaria x e receberia 30x. Mais uma vez o jeitinho aparecendo. O aposentado queria ganhar mais, dar um jeitinho de burlar as leis nacionais e ganhar mais.
O golpista é o próprio jeitinho!

Claro que não quero julgar ninguém aqui. O Link Interno é um pensamento aberto, o meu pensamento compartilhado. Não tenho pretensão alguma. Para mim, escrever sobre o que estou pensando só me faz entender o mundo. Perceber por exemplo, que esse JB existe dentro de mim. E o que eu não acho isso muito bom. O que fazer para mudar?
Para começar, entender que faz parte de anos de educação torta!
Outra coisa, é saber que tenho que usar esses anos todos a favor. Mais cedo ou mais tarde vão querer me passar a perna, vão querer me aplicar um golpe etc, e sabendo disso, devo me defender.
E para terminar, não levo vantagem alguma em tentar ser honesto no país dos espertos. A não ser dormir em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário