segunda-feira, 13 de julho de 2009

13 de julho - Dia Mundial do Rock

Estou numa pesquisa sobre o dia do rock há mais de 3 horas e até agora ninguém me responde por que diabo o dia do rock é dia 13! Se alguém souber, por favor, me informe.
O motivo da pesquisa era saber se existiu um fato específico para ser “Dia Mundial do Rock” hoje. Woodstock foi em agosto e do dia 15 a 18. Um show catastrófico? Morte do Elvis? Ou um velho hippie doidão decretou? Vá saber!?
O que importa mesmo é que hoje o rock é moda, grana, imediatismo, exibicionismo, consumismo, sexo, drogas, myspace, youtube, e uma avalanche de informação e marketing. Não se trata de uma afirmação preconceituosa ou polêmica. Simplesmente o que a geração de hoje vive é o que descrevi a cima. É como o jazz ou blues, por exemplo: Seria impossível fazer musicas sobre negros na lavoura, maria-fumaça, escravidão, sofrimentos que não existem mais, pelo menos lá na America do Norte onde esses gêneros surgiram, e que não fazem mais parte do nosso dia-a-dia. O único tema que sobrevive aos tempos é o Amor.
No caso do rock, que foi uma misturéba de ritmos americanos, a coisa é a mesma. Seria impossível as bandas de hoje cantarem sobre liberdade, paz e amor.
Aconteceu um bloqueio mental coletivo com o boom da internet! Veio tanta informação que ao buscar raízes, muitos foram beber nas fontes exageradas dos anos 80. Juro, quando tinha meus 14, 15 anos achava tudo relacionado aos 80’s muito feio, brega, e musicalmente uma desgraça! Mas é o Rock querendo sobreviver. E nessa onda de buscar raízes, de gritar alguma coisa e ser rebelde COM causa, outros se renderam ao “tema que nunca morre”, e uniram guitarras distorcidas ao Amor, dando origem ao EMO!

Escuto muitas bandas novas. Muitas interessantes. Mas o Rock não é nem será o mesmo. Por sua própria essência mutante. Por ser o grito, a válvula de escape, por ser o chute no pâncreas de tudo que é castrador. Hoje, o maior motivo de rebeldia é o “Não à ditadura do gozo”. Todo mundo tem a obrigação de ser feliz, ter carrão, o corpo perfeito, e lógico, grana. Muita grana. Mas, você é louco de negar isso? Ou então o “Não à guerra...” qual mesmo? Iraque? Irã? A sociedade ocidental nem liga pro que rola do outro lado do oceano. Esses doidos religiosos que se matem. Ou ainda “Salve o Planeta”, tema para outra postagem, mas que acredito que não seja o principal para nova geração.

O que acabo de perceber é que o dia chegou. O dia que eu sabia que ia chegar. O dia em que minhas rádios de rock, seriam as de Classic Rock! Viva Led Zeppelin, Pink Floyd e Cia. Ltda.
Let’s Rock!

Nenhum comentário:

Postar um comentário