sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Conscientização Política

O que vou escrever aqui neste post não é o que penso quando escolho um candidato. Não sou preconceituoso e procuro quebrar todos os preconceitos que por ventura venha sentir e também, não tenho o intuito de depreciar ninguém. Acredito que as palavras a seguir sejam uma faceta escondida do brasileiro, o tal do preconceito velado que muitos dizem não ter, mas todos nós sabemos, no fundo, que ele existe. Está ali escondido entre as fibras da carne como sangue que não escorre.

Todo mundo lembra-se da Heloisa Helena nas ultimas eleições. Tadinha. Cheia de boas idéias, mas aquela blusinha branca não deixava ninguém prestar atenção em outra coisa.
Ou ela tinha um armário cheio delas, ou no fim da campanha a blusinha parava de pé! E aquele cabelinho lambido, aquele rabo de cavalo, argh! E a voz ardida então? Magricelinha, cabeçuda. Não serviria pra presidir o Brasil.
Agora tem a Marina Silva. Não parecem irmãs? A Marina ainda que se veste melhor. Mas o cabelinho preso do mesmo jeito dá a semelhança. Dá o tom da desgraça! A voz também é ardidinha. Irrita sabe? Magrinha também, de aparência frágil e também cabeçuda. Me lembra uma CDF na escola que ficava me beliscando pra eu parar de fazer bagunça. Na aula de educação física!
Sem contar que as duas são neguinhas. Se não fossem os holofotes, fotógrafos, câmeras, repórteres em volta delas, seriam facilmente confundidas com empregadinhas do Senado.

O Brasil precisa de um candidato forte, bonito, inteligente. Que corre na praia e anda de Jetski. Fala inglês, Frances, e português correto. Lembram do Collor? Foi isso que o fez ganhar as eleições. O Lula, na época, era um peão nojento e sujo, de língua presa e faltando um dedo da mão. Coisa feia. Sai pra lá! Só foi eleito depois de um banho de loja e um marqueteiro “Du bão” pra dar um upgrade! Mesmo assim, hoje escuto de muitas pessoas: “Ta vendo, é o que dá confiar em peão”.
Para uma mulher ser presidenciável tem que se parecer com a Michelle Obama. Chiquetérrima! É neguinha, mas vocês viram como ela alisa bem o cabelo? LIN-DA! Ui mona! Arrasou! É de uma mulher assim que o Brasil precisa. Ou como a Carla Bruni! Ai sim! Brasileiro adora uma gostosa! O país da bunda de fora precisa de uma presidenta ao nível. Se a Gisele Bündchen se candidata talvez ganhe! Mas aquela empregadinha, seringueira, cabeçuda de voz fina não sei não.

E agora a Marina esta se enveredando para o lado do PV. Sabe o que o povo pensa do PV? Partido Verde, do verdinho, do bão! Get a fire! Partido de doidão, maconheiro! E um bando de eco-chato! Vai querer salvar a Amazônia, mas o brasileiro não está nem aí pra floresta. Foda-se a Amazônia! Preciso pagar minhas contas! Libera ai uma “bolsa qualquer coisa” que a gente fica feliz. O Carlos Minc é um doidão, deixa ele perdido lá com os grileiros que a gente se vira por aqui. Ah! Lembrei! Outro dia li em algum lugar que o vice da Marina pode ser o Gilberto Gil! Ueba! Legalise ganja!

Sentiram uma agulhada no peito e vontade de me bater? Calma. Ai vem minha conclusão:

Depois de todas as denuncias contra o Sarney serem arquivadas com o aval do Lula, a decepção com a política nacional foi completa. O que me fez pensar em reagir. E logo me veio a pergunta: Como?
Pode parecer piegas e já batido, mas é com o nosso voto que poderemos mudar alguma coisa. O voto consciente. Devemos conhecer o nosso candidato, saber o que fez para saber o que fará. Esmiuçar a vida deles por conta própria, sem confiar muito em jornais e TV, que são sempre comprados ou apóiam alguém. Não existe imparcialidade no jornalismo. Nunca existiu ética.
A vontade maior é marchar até Brasília e quebrar tudo, arrancar a ponta pés todo mundo de lá e começar tudo de novo. Revolução total. Mas somos muito pacíficos. Não lutamos pela política nem temos essa visão. Logo, o que EU posso fazer é investigar o candidato em que penso votar, coisa que nunca fiz, confesso. E acredito que a maioria nunca fez. Nunca se quer entrou na pagina do candidato para ler suas propostas. Sempre vamos pelas conversas com amigos e familiares, e pela aparência num debate na televisão.
Se queremos MESMO um país melhor, precisamos nos educar politicamente. Deixar de dizer “eu não ligo pra política” ou “Politica é muito chato”. Porra galera! Vamos sacudir esses neurônios e reagir diante dessas atrocidades parlamentares! Vamos nos empenhar em construir um Brasil melhor para todos. A gente perde horas em Orkut, Facebook, Twitter, MSN, não custa nada dar uma pesquisadinha nos candidatos.
Não vamos deixar que aparências construídas por marqueteiros dirijam nosso voto. Vamos nos atentar as coligações, parcerias. Nas eleições do Lula, me lembro como se fosse hoje, o dia em que li que o PT e PL estavam juntos. Isso é demoníaco. É como se Corinthians e São Paulo fossem um time só! ( há! Literalmente, porque o Lula é corintiano!) Como se água e óleo se misturassem. E isso explica muita coisa que vemos hoje, haja vista a bênção dada ao Sarney.
Espero que a consciência política desperte no brasileiro ano que vem e que dessa vez a gente acerte.

Um comentário:

  1. Oi André,

    Isso mesmo, a gente precisa ver além das aparências. Adoro a doidona da Heloísa Helena, hahaha!!!

    Beijos,

    Bela - A Divorciada

    ResponderExcluir