sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Desapego

Escutei recentemente de algumas amigas em estado de euforia após uma baladinha: “E viva o desapego!” – Viva! – a outra respondeu.
No contexto delas, toda essa alegria vem por conta de não estarem mais sofrendo com antigos relacionamentos. Esse foi o desapego delas.
Só ontem, pós- carnaval, outras 2 pessoas me falaram que encontraram um par ótimo no carnaval e que foi lindo e que agora estão se comunicando via MSN e tal, mas pra mim, depois do carnaval o desapego deveria ser uma pratica ainda mais constante.
Bom, com essas coisas na cabeça resolvi aprofundar-me no tema desapego.

Para alguns o desapego pode ser a total falta de atenção com alguém. Não ligamos se a pessoa telefona, se aparece, se responde se dá sinal de fumaça, sei lá, se a pessoa não está nem ai pra alguém ela esta desapegada. O apego é estar presente. Aproxima-se do pegar, do ter, do tocar. Apega-se a coisas e pessoas. Tenho um apego muito grande com minha bicicleta por exemplo. Se tivesse um gato ou cachorro teria apego por ele. Tenho apego a internet e esse velho PC. É diferente de amor. Diferente de paixão. Apegar-se é como se aquilo ou aquele(a) fosse parte de nós como o cobertor do Lino no Snoop, o coelhinho da Monica, o martelo do Thor.
Com pessoas, nos apegamos aos amigos principalmente. Nós escolhemos os amigos. Os mais queridos estao no MSN, no skype, no Orkut, no facebook, no celular... Queremos sempre por perto, procuramos sempre pra fazer as coisas mais legais.
O apego é fácil de ter e identificar. É fácil apegar-se.

O desapego, concentrando-me nos relacionamentos amorosos, talvez seja uma das coisas mais importantes de se cultivar. E mais difícil.
Aprendemos, como disse acima, que apegar-se é fácil. Pois bem, quando começamos um relacionamento a primeira coisa que acontece é apegarmo-nos. Sim, queremos a pessoa por perto, a queremos pra nós, queremos que fique aqui do lado. Porem não se trata do cobertor do Lino nem o martelo do Thor! E diferente de amigo onde mesmo distante ainda ficamos felizes de saber alguma novidade via email. Com nosso par perfeito queremos é estar grudados! Essa vontade louca um dia passa. Transforma-se em outra coisa.
As pessoas precisam de espaço. Precisam de distanciamento para respirar e sentir saudades. Precisam do desapego para se apegar mais. Eu pelo menos preciso. Acho que meu casamento só daria certo se a casa tivesse um canto meu onde ficasse por algum tempo sozinho. Preciso fazer minhas coisas, sejam lá o que forem. Meu tempo e meu espaço. Egoísta? Talvez. Mas acredito que todo mundo precisa de um pouco disso. Precisamos deixar as pessoas irem, nossos amores devem ser soltos. Um dia podem ir embora. Ou não. A melhor maneira de prender alguém é deixar a porta aberta. Acontece que existem muitas “Felícias” na vida que apertam o bichinho até esbugalhar os olhos!

Pensar no desapego como algum amor que passou é um engano. Esse alivio é de não ter mais apego algum, de não sentir mais nada, de sentir que passou. O desapego é cuidado, é regar a plantinha, é cultivar um sentimento que pode sufocar.
Pós-carnaval, pós- viagem de verão fica o sentimento de quero mais, de querermos que aquilo dure pra sempre. Nos apegamos fácil a uma paisagem linda, uma casa/ hotel mas é tudo um sonho. Logo voltaremos pra nossas vidas e apegar-se a esse sonho só vai nos trazer sofrimento.

Como gato: o bicho é solto. Quanto mais solto deixamos mais ele vai enroscar em nossas pernas.
O desapego é querer estar juntos, é amar, é paixão e saudade, mas sem deixar que nossas necessidades egoistas ofusquem o verdadeiro sentido da coisa.
Talvez o amor do carnaval dure, talvez o que teorizo vire apenas balela. Mas hoje acredito no desapego como algo que prende.
E viva o desapego!

2 comentários:

  1. concordo e discordo...
    Concordo que praticar o desapego não seja fácil, concordo que se o sentimento superar esse "desapego" ele se torna bem mais forte, que todo ser humano necessita de um momento só seu, egoísta mesmo (também sou assim) mas discordo do ponto que "apegar-se a esse sonho só vai nos trazer sofrimento." Pode trazer também sofrimento mas não apenas isso, tudo tem 2 lados... é um risco que talvez vale a pena viver.

    Eu não diria viva o desapego, eu diria viva a liberdade! Liberdade de sentir, de viver e arriscar...

    ResponderExcluir
  2. Ninguém nos pertence e não pertencemos a mais ninguém
    Fique a vontade lá no blog, guardei a dica das cores!
    beijo grande

    ResponderExcluir