sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Foco!

Meu objetivo com esse texto é dizer que o principal problema da juventude atual é a falta, justamente, de objetivo.
Pra isso, vou primeiro fazer uma introdução:

Estou mudando de área. Depois de 10 anos trabalhando com arte digital e até agora ter conseguido comprar uma bicicleta, um Playstation e algumas quinquilharias, resolvi trabalhar com o comercio. A ilusão é uma só: não ter mais preocupação com dinheiro, ter minha independência financeira decretada!
Depois de muito pensar num negocio, decidir por ele, pesquisar um pouco sobre o assunto (leia-se Google), resolvi dar uma passada no SEBRAE. Como diria Zagalo no Globo Esporte: “Ai sim, fomos surpreendidos”!
A primeira palestra que assisti foi um ponto determinante de mudança na minha vida. Parece um religioso falando que descobriu Jesus! Não chega a tanto, mas uma luz sim, isso sim, me senti iluminado com o saber!! ( Quase profético isso!)
Gravei com ferro em brasa na pele: A primeira coisa é ter um Objetivo.

Pronto, agora vem um monte de baboseira em 3 ou 4 parágrafos até chegarmos à conclusão. Mas precisamos desenvolver a linha de raciocínio para sermos compreendidos, não tem como queimar essa etapa. Seria como escrever “Quem?” e “galinha?” e ignorar o “nasceu primeiro o ovo ou a”!!! Continuando então:

Percebi que ser empresário deveria ser matéria de escola. Empreendedorismo pra ser mais especifico. Organizar seu dinheiro e administrar a própria vida, quem não precisa disso? Ë mania nacional gastar o que não tem, fazer um monte de crediário sem nem pensar na geladeira vazia. Somos totalmente desregrados. São poucos os organizados que sabem o dinheirinho que entra e sai. A maioria percebe que o dinheiro saiu quando ele acaba!
Mais profundo que simples dinheiro, ter o objetivo é o mais importante. Ë como um filme: Logo de cara já sabemos o que o mocinho precisa fazer, salvar a mocinha. Imaginem se o mocinho no meio do filme resolve ser um detetive particular e se mudar pra Malibu? Depois resolve ser o Vilão. E depois bombeiro, e depois jogador de futebol, e depois e depois e depois. Seria um filme sem fim. Agora pense na vida.
Quando a gente pensa num objetivo na vida, não somos nem um pouco objetivos!! Objetivo é quase um sonho inalcançável. Como crianças que querem ser jogadores, astronautas, pilotos...
Foco! O mocinho precisa salvar a mocinha. E em menos de 2 horas! E ai ele vai, passa por inúmeros obstáculos até finalmente chegar no castelo do mau. Enfrenta o vilão e salva a mocinha. Fim.

Eu queria ser diretor de TV. Mudar toda essa mediocridade televisiva e tomar o lugar dos Marinho! Antes quisesse ser astronauta! Não foi por falta de brilhantismo ou oportunidade. Foi sim a dura realidade. Trata-se de empresas de comunicação, o papel social é mínimo, pra cumprir tabela, o lance é grana. Nunca vão deixar de serem empresas. Sendo assim vou dirigir a minha empresa! Há! Voltando ao objetivo:
Aprendi que tenho que achar um ponto, abrir firma, entrar com financiamento, fechar com a franquia, reformar o lugar e finalmente abrir o negocio. Veja, o objetivo é abrir o negocio, mas preciso passar por todas essas etapas até marcar o gol.
Alem disso tenho uma projeção de ganhos e daqui 36 meses aproximadamente eu pago tudo isso que estou investindo, são 3 anos. Mais 2 anos to legal e chego no meu objetivo final que é minha estabilidade financeira. Lembra?
Agora vem a conclusão disso tudo e eu vou juntar os dois textos.
Comecei dizendo que a juventude de hoje não tem objetivos. Pois bem:

Passei 10 anos tentando ser alguma coisa que já nem sabia mais o que era. Já fui câmera, editor, diretor, produtor, assistente, fotografo, motorista, maquinista, de tudo dentro de um set. Não sabia mais se queria cinema, televisão ou publicidade. Coincidentemente esse 10 anos foram meus 20 anos. That’s over baby! E por isso que vejo que o mal da juventude é a falta de objetivos. Curtos, que durem não mais que 5 anos. Claro que tem a faculdade nesse meio que toma 4 anos no mínimo. Mas e depois? O que eu conheço de pessoas que saíram da faculdade mais desnorteadas de quando entraram, não é brincadeira. Ninguém sabe ao certo o que fazer. Para onde ir. Acabamos que atiramos pra todos os lados e quando menos percebemos lá se foram 10 anos e a sensação de que não fizemos nada prevalece.
Quantos a gente não escuta dizendo que queria passar um tempo em Londres, nos EUA e nunca foram? O que essas pessoas realmente fazem pra chegar a esse objetivo? São como o mocinho que mudou de idéia no meio do filme. Um dia elas podem ir pra La, mas vai demorar tanto.
O lance é mirar logo ali. Tiro certeiro, em pouco tempo vc atinge o alvo. Como meu objetivo de dizer do mal da juventude lá no começo do texto. Passando pelas etapas até chegar numa conclusão. E depois? Depois a gente mira noutro, e noutro e noutro. Acumular pequenas grandes vitorias ao longo da vida é melhor que sentir o gosto de uma única no fim da vida.

Sejamos os Mocinhos do nosso filme. E salvem suas mocinhas!

Um comentário:

  1. Calma, meu filho...a expectativa de vida aumentou!
    E um dos "problemas" da juventude, é que não precisamos ser uma única coisa. Duro é colocar as tantas outras no páreo...bjs

    ResponderExcluir