quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Defenda-se

Gente! Gente! Vocês viram a pancadaria comendo solta na saída da escola?
Duas meninas saíram na mão por causa do namorado. O louco foi escutar a mãe de uma delas fazendo às vezes de um técnico de luta marcial: Chuta! Soca! Bate! Na cara! Vai!
E quando tentavam separar as lutadoras a mãe gritava: Ninguém entra! É minha filha, deixa que ela resolva sozinha!
Assistindo o jornal de hoje me senti como se estivesse no ginasial. Hoje é ensino fundamental se não me engano. De quinta à oitava série. Voltei pra essa época e a TV foi como o coleguinha que vinha avisar: Hoje, na saída, vai ter briga.
Acontecia direto. Eu mesmo briguei algumas vezes. E sempre é a mesma coisa:
Primeiro um dos oponentes chega para tirar satisfação. Depois os dois começam a se peitar e a roda de espectadores cresce. Quando o primeiro dá um empurrão e os dois se pegam, vira um tumulto só! Todo mundo queria ver o pau comer. Sangue! O bom é que na época, as brigas eram com chutes e socos. No máximo uma pedra, um pedaço de pau, mas ai o cara já estava apelando.
Sempre escutava da minha mãe pra me proteger e proteger minha irmã. Soquei um moleque uma vez por que estava zuando com minha maninha. Rolou escada abaixo.
Tios, primos, amigos, todo homem sabe que quem não bate apanha e todos ensinam um ao outro uma maneira ou outra de se defender.

Naturais como brigas de território entre animais ou para definir o macho alfa. Natural entre irmãos, como na fauna, como qualquer raça sobre a face da terra. Brigar faz parte da nossa sobrevivência. Brigamos todos os dias sem chegar ao extremo físico. Mas brigamos. Pra pagar contas, para comer, para viver é necessário brigar. Para conseguir ficar com aquela mina, com aquele carinha, é uma tremenda luta! E assim vivemos.

Acontece que somos racionais. Que pensamos e podemos sempre chegar num acordo verbal. Certo? Balela! Se assim fosse não haveriam guerras. Não haveriam conflitos nem mortes desnecessárias. Somos violentos. E cada vez mais! Outro dia mesmo foi divulgado um vídeo de um coitado que apanhou até cair por que o carro quebrou na rua. E brigas do tipo andam acontecendo com freqüência. Nós, os racionais, estamos perdendo o verdadeiro propósito da briga corporal. Se é que existe um! Hoje tem muita gente apelando pra uma arma. E o pior, usando-a por motivos cada vez mais banais. E isso não é normal. Violência gratuita não é normal.

Voltando pro caso da escola. Duas meninas brigando por um menino e a mãe impedindo a separação da briga. E ensinando a filha a brigar. O que foi isso?
Parte de uma verdade é que a mãe estava ensinando a filha a resolver os problemas dela. A velha máxima: Não leve desaforo pra casa.
O que chocou foi ser a mãe, mas quantas vezes na vida um irmão mais velho, um amigo, uma amiga não fizeram o mesmo? E quantas brigas acontecem por ai do mesmo jeito e não ficamos sabendo?
Hoje todo mundo tem uma câmera no bolso. A divulgação dessas imagens deixa-nos perplexos, mas não podemos achar anormal. Meu filho terá a melhor educação possível. Será respeitoso e educado. Espero. Mas não vou ensiná-lo a levar um tapa na cara e dar a outra face. Levou tapa chuta o saco! Bate na cara. Soca! O principal ensinamento porem é nunca chegar nesse ponto. E sempre correr de brigas e confusões. Trata-se de se defender. Que nem inchu de abelha. Se você enfiar um galho lá, as abelhas não vão conversar com você. Pode ter certeza disso!

Polemicas a parte: Defenda-se!

4 comentários:

  1. primeira vez aqui no teu blog! adorei o lay e o modo como escreve! eu volto. bjs

    ResponderExcluir
  2. Respondendo ao comentário: O post não foi referente aos palhaços de alma boa, digamos assim, até pq eu adoroooo bom humor...! Rir se não, é comigo mesmo... Mas falei de alguns seres que gostam de aprontar algumas "palhaçadas" e quanto mais eu rezo mas desse tipo me aparece... Enfim, é isso!
    Ah e estou precisando de um olho amigo e ombro amigo também e com sorrisos sinceros.. melhor ainda!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mãe ensindo filho a se defender e não levar desaforo para casa é uma coisa. O duro são as duas adolsecentes brigando por causa de homem, gente!!!! Aí sim deixa apanhar... as duas, de preferência.

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrs.....isso é demais de hilário e isso acontece msm, quase todo dia na escola onde atuo tem esse bate bocas....mas é engraçado essas coisas, pq hj briga, amanha ta td lindo de novo..e assim é a vida...e não vai mudar...mas a mãe incentivar a filha a brigar no meu ver acho imaturo da parte dela, ainda mais vindo de uma discussão que não valia a pena: homem...

    ResponderExcluir